Unimed Rio Branco Coop. de Trab. Med. LTDA

Rua José de Melo, 418

Rio Branco-AC - CEP :69908330

CNPJ: 84.313.741/0001-12

Edital de Chamada para apresentação de Chapas para eleição da Unimed Rio Branco. Quadriênio 2021/2024

EDITAL DE CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE CHAPAS PARA A ELEIÇÃO DA UNIMED RIO BRANCO PARA O QUADRIÊNIO 2021/2024

 

            A Presidente da Unimed Rio Branco Cooperativa de Trabalho Médico, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, considerando as disposições do art. 37 e seguintes do Estatuto Social da Cooperativa referente ao processo eleitoral que ocorrerá no mês de Março de 2021 para a eleição dos Administradores da Unimed Rio Branco, apresenta esta chamada para a apresentação de chapas que deve ocorrer nos seguintes termos:

 

I – Para a composição das chapas deve ser observada a regra do art. 6º do Estatuto Social que estabelece que não pode votar e ser votado o cooperado:

  1. Que tenha sido admitido depois de convocada a assembleia;
  2. Que não tenha operado sob qualquer forma com a cooperativa durante o período de um ano;
  3. Que aceite ou tenha estabelecido relação empregatícia com a cooperativa até que a assembleia geral aprove as contas do exercício social em que tenha deixado o emprego;

II – Que a chapa deve trazer a indicação dos cooperados para os seguintes cargos:

  1. Conselho de Administração, composto de 9 (nove) membros, todos pessoas físicas e cooperadas, incluindo-se a Diretoria Executiva de 4 (quatro) diretores com os títulos de Presidente, Vice-presidente-Diretor Administrativo Financeiro, Diretor Superintendente e Diretor de Mercado e 5 (cinco) vogais, eleitos para um mandato de quatro anos, sendo obrigatória reeleição de, no mínimo, 1/3 de seus membros, nestes incluídos a totalidade da Diretoria Executiva.
  2. Conselho Fiscal, composto de 3 (três) membros efetivos e 3 (três) suplentes;
  3. Conselho Técnico-ético, composto de 5 (cinco) membros efetivos e 3 (três) suplentes.

 

III – Que os candidatos deverão estar em pleno exercício dos seus direitos sociais;

 

IV – Que também são inelegíveis os condenados a pena que vede o acesso a cargos públicos, ou por crime falimentar, prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato ou contra a economia popular, a fé ou à propriedade;

 

V – Que não poderão compor um mesmo conselho, o cônjuge, ascendente e colaterais até segundo grau, por consanguinidade ou afinidade;

 

VI – Que poderá integrar o Conselho de Administração qualquer cooperado, salvo os impedimentos descritos neste edital e no Estatuto Social, EXCETO para os cargos de Presidente e Vice-presidente, quando para estes cargos é exigido o mínimo de 2(dois) anos de cooperado, completados até a data de inscrição da chapa e ter sido, anteriormente eleito para algum conselho da cooperativa.

 

VII – As chapas que concorrerão às eleições deverão ser apresentadas até as 18h00min do dia 26/02/2021, contendo os nomes dos candidatos e preenchimento da totalidade dos cargos POR SER O DIA 28/02/2021 DOMINGO, PORTANTO DIA NÃO ÚTIL;

VIII – O requerimento de registro da chapa deve ser dirigido ao Conselho de Administração, assinado pela totalidade dos candidatos, devendo ser acompanhado dos seguintes documentos:

  1. Declaração de desimpedimento de todos os candidatos;
  2. Cópias autenticadas de RG ou CRM  e CPF;
  3. Para os candidatos ao Conselho de Administração a declaração de bens.

 

IX – As chapas serão expostas no quadro de avisos da cooperativa, podendo qualquer cooperado e situação regular e em pleno gozo de seus direitos, impugnar qualquer candidato mediante exposição de motivos endereçada ao presidente do conselho de administração, no prazo de 5 (cinco) dias, contados do dia imediato ao término do período de registro das chapas.

 

X – Recebida impugnação, ou sem impugnação, o conselho de administração reunir-se-á em 5 dias úteis para apreciar e decidir sobre os pedidos de registro e eventuais impugnações, sendo a decisão tomada por maioria simples de votos, cabendo ao presidente o voto de qualidade.

 

XI  -  Sendo aceito o registro da chapa, esta não será inviabilizada em caso de desistência ou morte de qualquer de seus membros, sendo permitida a sua substituição durante o processo eleitoral, mediante apresentação com justificativa ao conselho de administração.

 

XII – Após a inscrição das chapas o Conselho de Administração designará uma Comissão Eleitoral composta por cooperados, não pertencentes às chapas, sendo 1 presidente, 1 secretário e 2 membros, que acompanharão todo o processo eleitoral e conduzirão os trabalhos da eleição. Cada chapa poderá indicar um fiscal para acompanhar a votação e apuração.

 

XIII – Havendo a inscrição de apenas uma chapa a eleição ocorrerá na Assembleia Geral Ordinária, cuja data será definida pelo conselho de administração e a eleição se dará por aclamação, sendo os administradores empossados em até 10 dias úteis em seus respectivos cargos.

            As demais regras do processo eleitoral seguirão as disposições do Estatuto Social e do Regimento Interno. Este edital de chamada será afixado na sede administrativa da cooperativa e será também publicado em jornal de grande circulação.

 

Rio Branco-AC, 17 de fevereiro de 2021

 

Euracy de Sousa Bonner

Presidente

 

Composição da chapa

Requerimento de Chapa

Declaração de Desempedimento