Unimed Rio Branco Coop. de Trab. Med. LTDA

Rua José de Melo, 418

Rio Branco-AC - CEP :69908330

CNPJ: 84.313.741/0001-12

Atenção! Alerta de Fraude. Cuidados com boletos adulterados!

Nos últimos meses, a imprensa tem noticiado amplamente a ação de golpistas virtuais,  especializados em fraudar boletos bancários. Esses criminosos já fizeram centenas de milhares de vítimas e o prejuízo é enorme, causando ônus em diversos setores da economia, empresas, clientes e instituições bancárias.
Os golpistas enviam milhões de e-mails falsos, contendo malwares em formato de anexos, fotos, avisos de cobrança e “links” diversos para despertar a curiosidade. Quando o internauta abre um e-mail desse tipo e clica num desses conteúdos, seu computador é imediatamente infectado. Uma vez instalado, o vírus passa a monitorar o computador, à distância. A fraude acontece quando o vírus corrompe e altera o código de barras durante a geração/impressão do boleto, modificando o bloco de números que representa a conta-corrente do favorecido e, sem que o usuário perceba, o pagamento é desviado para as contas bancárias dos fraudadores; Somente após finalizada a operação é que se descobre a fraude e o desvio do pagamento para uma conta desconhecida.

Fique atento e proteja-se!

Sabemos que a tecnologia é indispensável e o quanto facilita nossas vidas. No entanto, devemos ficar atentos às armadilhas do “mundo virtual”.
Como medida preventiva, alertamos nossos clientes para que mantenham seus computadores devidamente protegidos:

1. Tenha sempre instalado um bom antivírus em seus computadores, tablets, smartphones e proceda sempre às atualizações de versão, pois todos os dias surgem novos vírus e tipos de golpes;
2. Ao receber e-mails, fique alerta. Não abra mensagens de origem desconhecida ou duvidosa, contendo “links” para atualização de dados cadastrais ou bancários, boletos, supostas fotos curiosas ou qualquer outro tipo de material anexo. Como regra, jamais clique nesses conteúdos, apenas descarte esses e-mails;
3. Os sites dos bancos geralmente são seguros para pagamentos eletrônicos, desde que o seu computador não esteja infectado.
4. Proteja seu patrimônio e mantenha-se informado. Lembre-se que assumir uma atitude seletiva e descartar e-mails suspeitos nos ajuda a evitar situações desagradáveis.